Todos nós, quando estamos procurando melhores formas de rentabilizar as nossas economias, procuramos informações, conhecimentos, pessoas, métodos, enfim, tudo que possa ser útil aos investimentos. Afinal, qual a maneira certa de se tornar um investidor de sucesso?

A busca pelo Santo Graal dos Investimentos: Dicas, Atalhos e “Gurus”

Acreditar, e ter segurança, de que se encontrou o caminho para ser um investidor de sucesso. Essa crença é difícil até entre os investidores mais experientes. A grande maioria de nós, até por falta de tempo, já que temos que nos dedicar às nossas obrigações profissionais do dia-a-dia, acaba sempre procurando um atalho para atingir esse objetivo.

Quer seja procurando atalhos nos conhecimentos, consumindo recomendações e dicas prontas, quer seja adotando um “guru”, que tem aos montes e cada vez mais, proliferados pelas tecnologias digitais.

Enfim, se eu não sou capaz de analisar ou até prever o mercado, há alguém em algum lugar capaz disso. Tudo que preciso fazer é encontrar essa pessoa.

Os “gurus” ganham a vida dando dicas de investimentos, vendendo conselhos, e cobrando recomendações, mas como afirmou John Train, investidor americano falecido em 2022, em seu livro The Midas Touch, “o homem que descobre como transformar chumbo em ouro não vai contar seu segredo por U$100,00 ao ano”.

Desmistificando o Mito das Previsões de Mercado e a Falácia dos “Gurus”

Acreditar que você precisa prever o próximo passo do mercado para obter um excelente retorno é um engano. Os investidores mais bem sucedidos não conseguem fazer previsões sobre o mercado melhor do que você e eu.

Warren Buffett simplesmente não liga para qual poderá ser a próxima mudança do mercado e não tem interesse algum em qualquer tipo de previsão. Na opinião dele, “as previsões podem dizer muito sobre quem as profetiza, mas não dizem nada sobre o futuro.” 

Na verdade, tanto Buffett quanto George Soros são os primeiros a admitir que, se acreditassem em previsões, já estariam falidos.

Como diria o sábio “anônimo”: “Prever é difícil, especialmente quando se trata do futuro”.

O Verdadeiro Papel do Profissional de Investimento e a Necessidade de Inatividade nos Momentos Certos

Você também não deve confiar cegamente nos “profissionais do mercado”. De tempos em tempos, pipocam notícias de profissionais de investimentos que perderam grandes somas de dinheiro de seus clientes.

Na realidade, é um mito dizer que o profissional de investimento é pago para ganhar dinheiro para você. Na verdade ele é pago para estar lá todo dia e fazer alguma coisa.

Do contrário, você como investidor não precisa fazer alguma coisa todo dia, haverá períodos, possivelmente longos, em que não encontrará nada no que investir. E quando não há nada no que investir, não invista. Você não ganha nada só porque é ativo; ganha apenas quando acerta.

Nesse ponto você já deve saber o que eu sempre recomendo. Para ser um investidor de sucesso você não deve seguir nenhum guru, nem acreditar em previsões e nem depender de algum profissional. Você deve forjar através de conhecimento a sua própria filosofia de investimento.

A Verdadeira Base para uma Estratégia de Investimento Sólida e Duradoura

O ponto de partida da minha filosofia de investimento é avaliar o risco antes das possibilidades de retorno. Se você souber avaliar os riscos, o retorno será uma consequência.

Infelizmente, a maioria das pessoas são atraídas pelas promessas de retorno e avaliam de forma superficial os riscos, muitas vezes nem avaliam.

Evitar riscos é fundamental para acumular riquezas. Ao contrário do mito acadêmico, se você assumir grandes riscos, terá maior probabilidade de sofrer grandes prejuízos do que obter lucros gigantescos.

Uma filosofia de investimento é um conjunto de convicções sobre:

  • a natureza do investimento: como os mercados funcionam, por que os preços oscilam, o que causa lucros e prejuízos;
  • uma teoria de valor: como o valor pode ser mensurado; e
  • a natureza de um bom investimento.

Esse conjunto de convicções, como o próprio nome indica, só pode ser atingido com conhecimento. Ou seja, você precisa compreender como a economia e os mercados se comportam e como a empresa ganha dinheiro.

Portanto, você só consegue estimar, com confiança, os lucros futuros de uma empresa apenas se entender como ela funciona. Só invista em negócios de setores que você conhece bem.

Alguns pontos da minha filosofia:

  1. A empresa tem uma decisiva vantagem sobre a concorrência, quer seja por ser o produtor de mais baixo custo, ou por ter uma capacidade financeira, de produção, de pesquisa e de marketing superiores.
  2. Uma administração excepcional, o que é considerada fundamental para a obtenção de resultados excepcionais.
  3. Se as características econômicas do negócio da empresa, pelo menos, asseguraram que os lucros atuais sejam acima da média do setor e que o retorno sobre o ativo, a margem de lucro e o crescimento das vendas possam ser contínuos por um longo período.
  4. O preço tem que ser atraente.
    Investindo com Visão: A Arte de Escolher Negócios e Acompanhar sua Evolução

O investidor deve comprar um negócio que compreende e que atende aos seus critérios. Preço correto e com uma margem de segurança, que lhe confere um desconto sobre o valor estimado do negócio.

A partir daí deve monitorar o progresso dos seus investimentos na empresa, para saber se ainda atende seus critérios, caso contrário deve avaliar a saída já que não se mostra mais um investimento de qualidade como na entrada.

Ou seja, um investidor de sucesso investe primeiro em conhecimento, dessa forma vai melhorando ao longo do tempo, adquirindo experiência e sendo cada vez melhor.

Então, concentre-se no que você sabe fazer de melhor. Como diria Warren Buffett: “Ao contrário do Senhor, o mercado não perdoa aqueles que não sabem o que fazem.”

Espero que a reflexão de hoje possa te ajudar a ser um investidor melhor.

Confira os demais conteúdos!

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como perder o medo de investir na bolsa de valores? Clique aqui. Confira também o meu canal no YouTube onde compartilho conhecimentos de finanças e investimentos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here