Nenhuma empresa nasce com o DNA da excelência. Então o que explica por que empresas boas, ou mesmo ruins, em algum momento começam a trilhar um caminho que as levam à excelência de maneira sólida e duradoura? Qual é o segredo das empresas de excelência?
O Caso da Empresa de Mineração de 1902
Imagine uma empresa de mineração fundada em 1902 por cinco investidores, sendo dois operadores de estrada de ferro, um médico, um comerciante de carnes e um advogado. Esta empresa quase fechou após vender apenas uma tonelada de minério e sobreviveu apenas com as contas pessoais dos investidores. Uma empresa que não tinha dinheiro para pagar o salário do seu presidente durante os primeiros 11 anos de vida. E, no entanto, hoje é uma potência e uma empresa de excelência reconhecida por todos.
A Surpreendente Descoberta
20 pesquisadores conduziram um amplo estudo com centenas de empresas para descobrir qual seria o segredo das empresas de excelência. Descobriram que, ao contrário do senso comum, não foi um grande e inovador planejamento estratégico que tirou as empresas de situações boas, ou até medíocres, para a excelência.
O “Primeiro Quem” em Vez do “Primeiro o Quê”
Os executivos que alavancaram a transformação de empresas boas em empresas excelentes não decidiram primeiro para onde iam conduzir o barco e depois escolheram as pessoas para conduzi-lo. Primeiro, eles colocaram as pessoas certas dentro do barco e depois resolveram para onde iriam levá-lo.
Eles compreenderam três verdades simples:
1. Comece com “Quem”
A primeira verdade: “Se você começa com ‘quem’, e não com ‘o quê’, a empresa pode se adaptar facilmente ao mundo em constante mudança.”
2. As Pessoas Certas se Automotivam
A segunda verdade: Se você tem as pessoas certas no barco, o problema de motivar e gerenciar pessoas praticamente deixa de existir. As pessoas certas se automotivarão pelo impulso interior de produzir os melhores resultados e ser parte da criação de algo grande.
3. As Pessoas Certas são Cruciais
A terceira verdade: Se você tem as pessoas erradas, não importa se você descobriu a direção certa; mesmo assim, não terá uma empresa excelente. Uma grande visão sem grandes pessoas é irrelevante.
Três Regras Práticas
Aqui estão três regras práticas para ser rigoroso nas decisões que envolvem pessoas:
- Na dúvida, não contrate, continue procurando. O maior entrave ao crescimento reside na habilidade ou na incapacidade de atrair pessoas certas em número suficiente.
- Quando você sabe que precisa fazer uma mudança que envolve gente, aja. Primeiro tenha certeza de que não se trata apenas de um caso de alguém que está no lugar errado.
- Inclua suas melhores pessoas em suas melhores oportunidades, não em seus maiores problemas. Se você vender seus problemas, não venda suas melhores pessoas.
Conclusão
O velho ditado: “As pessoas são o seu ativo mais importante”, está errado. As pessoas não são o seu ativo mais importante, as pessoas “certas” é que são. O sucesso da 3M, de uma mineradora a uma inovadora empresa com mais de 60.000 produtos, é um exemplo vívido dessa abordagem. Comece com as pessoas certas, e o caminho para a excelência se revelará.
Espero que esta reflexão te ajude a ser um empresário melhor e a trilhar o caminho da excelência em sua empresa.
Quer saber mais sobre como perder o medo de investir na bolsa de valores? Clique aqui. Confira também o meu canal no YouTube onde compartilho conhecimentos de finanças e investimentos!