Muitos investidores sabem o quanto podem lucrar com a distribuição de dividendos das empresas listadas na bolsa, mas falar sobre o limite da capacidade de uma empresa crescer sua participação no mercado é essencial para entender como funciona essa distribuição. Para isso precisamos entender a capacidade das empresas no crescimento do seu Market Share.

O Que é e Como se Mede o Market Share

Antes de explicar o crescimento de Market Share das empresas, precisa ficar claro para você o que é Market Share. Market Share é o grau de participação de uma empresa no mercado em relação as suas vendas medida em percentual, ou seja, trata-se de uma métrica para dar uma noção geral do tamanho da empresa no mercado e compará-las com as suas concorrentes.

Market share pode ser medido por valor que leva em conta a participação de uma empresa nas vendas de todo o seu segmento ou medido por volume, que mede o número de produtos que a empresa vendeu, comparando com o total de produtos do mesmo segmento, vendidos no mercado.

Então, é uma obrigação para uma empresa medir o seu market share que também acaba sendo uma estratégia competitiva, afinal o market share maior sugere uma maior participação da empresa no mercado e consequentemente uma menor participação da concorrência nesse mesmo segmento.

Investimento, Crescimento de Market Share e Dividendos

Você sabe que diversas empresas de médio e grande porte abrem seu capital na bolsa com a finalidade de captar dinheiro para investir no seu crescimento que pode aumentar o seu market share. Em contrapartida, essas companhias costumam remunerar os acionistas por meio da distribuição de dividendos e aumento do valor da empresa, ou seja, o valor de suas ações, o que proporcionará um ganho de capital aos seus acionistas.

Para escolher as melhores empresas para investir é preciso ficar atento a uma série de dados e fundamentos. O market share é um desses dados e pode fazer uma grande diferença para qualquer investidor.

O Limite do Crescimento e a Estratégia de Distribuição de Dividendos

Aumento de market share é o aumento da participação e influência no mercado e, consequentemente, o fortalecimento da empresa frente aos seus concorrentes. Para que uma empresa consiga aumentar essa sua participação em um determinado mercado, é comum que a companhia faça altos investimentos, porém, quando a empresa atinge seu limite de participação, ou seja, quando ela não tem mais o objetivo de se expandir, acaba não havendo mais uma grande necessidade de capital para um investimento na própria empresa.

Nessa situação, sobraria mais dinheiro no caixa e com esse dinheiro sobrando a empresa tem mais dinheiro e capacidade para distribuir na forma de dividendos para os seus acionistas. Essa é a lógica de distribuição de dividendos pelo que eu chamo de limite de market share, quando esse limite for atingido, a tendência é que as empresas remunerem mais os seus acionistas na hora de distribuir os lucros.

Como Empresas com Restrições de Crescimento Atraem Investidores Através de Dividendos Sólidos

Para ficar mais fácil, pense no exemplo das empresas do setor elétrico, as companhias deste ramo são conhecidos por pagar bons dividendos, tanto que as pessoas investem nessas empresas por causa da boa possibilidade de lucro.

As empresas do setor elétrico tem uma limitação geográfica porque não consegue vender seus produtos para outros estados, pois a sua atuação foi definida por uma concessão pública A Enel, do estado de São Paulo, é um exemplo, ela só oferece energia elétrica dentro do território do estado e mesmo que quisesse não poderia crescer. Então, como a Enel e outras empresas na mesma situação, conseguem atrair investidores se elas simplesmente não tem tanto espaço para crescer e aumentar o seu market share?

É simples, porque elas distribuem bons dividendos, nestas situações todos os ativos da companhia estão maturados, a infraestrutura da empresa está completa e o objetivo passa a ser apenas reter parte do lucro para manter a companhia funcionando corretamente sem focar no crescimento, afinal, a empresa não pode mais crescer. Por já ter alcançado seu limite de crescimento, naturalmente, sobra mais dinheiro no caixa e esse dinheiro acaba sendo distribuído aos investidores.

É por conta disso que as empresas de energia elétrica, por exemplo, distribuem mais dividendos. Além disso, esse tipo de empresa costuma ter uma geração de caixa bastante recorrente e estável, já que todo mundo necessita de energia elétrica. A margem também costuma ser muito boa. Essas empresas, geralmente, se mantém estabilizadas, com dinheiro sobrando e caixa seguro.

Análise Além das Aparências e o Cenário de Alerta para Empresas de Alto Dividendos

Para o investidor, isso acaba sendo sinônimo de bons dividendos ao longo dos anos. Mas atenção, saber analisar uma empresa faz parte das obrigações de um bom investidor. Uma alta distribuição de dividendos, não pode ser analisada de forma isolada.

Empresas que distribuem altos dividendos são aquelas que não conseguem mais reinvestir os lucros gerados numa rentabilidade superior ao custo de oportunidade do acionista e isso pode ser um sinal de alerta, pois a empresa pode ter o seu market share ameaçado e ao longo do tempo se tornar uma empresa menor pelo aumento do market share da concorrência. Nesse cenário, os lucros também serão menores e as distribuições aos acionistas, idem.

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