A busca pelo conhecimento para investir com mais segurança está cada vez mais presente no dia-a-dia dos investidores. Essa preocupação não é sem sentido, afinal o mundo está cada vez mais imprevisível. Como selecionar então as empresas que enfrentarão com mais segurança um mercado cada vez mais incerto? Como identificar empresas resilientes em tempos de crise?

Por que algumas empresas prosperam na incerteza enquanto outras sucumbem?

As causas do caos e da incerteza não são primariamente econômicas. É certo que há motivos econômicos como a crescente concorrência global, a volatilidade dos mercados e a evolução rápida nos modelos econômicos. Mas fica claro que as fontes de instabilidade estão longe de ser econômicas.

Ações do estado de regulamentação ou desregulamentação, os gastos públicos descontrolados, riscos políticos imprevisíveis, tecnologias disruptivas, novas mídias, o efeito amplificado do noticiário pela internet, desastres naturais, terrorismo,
choques de energia, mudanças climáticas, convulsões políticas e assim por diante. Sem falar que haverá turbulências inteiramente novas e forças caóticas não vistas até agora.

Como investidores, devemos partir da premissa de que a instabilidade é crônica, a incerteza é permanente, as mudanças se aceleram, a turbulência é comum, e não podemos prever ou administrar os acontecimentos. Por que então algumas empresas prosperam na incerteza, e até mesmo no caos, e as outras não?

Eu costumo dizer que uma boa formação é importante, conhecimentos básicos de negócios, economia e finanças é necessário, mas para identificar as empresas que serão grandes, e também as que já são e permanecerão grandes ao longo do tempo, exige uma habilidade que não se aprende no banco das escolas. É preciso entender de gente.

O papel dos profissionais na construção de empresas de sucesso em tempos incertos.

Os fatores que determinam se uma empresa vai ou não se tornar realmente grande, mesmo em um mundo caótico e incerto, estão em larga medida nas mãos de seus profissionais, e não se trata do que acontece a esses profissionais, trata-se daquilo que criam, daquilo que fazem e da competência com que fazem.

Os melhores líderes convivem confortavelmente com paradoxos e tem habilidade de abraçar na mente duas ideias opostas ao mesmo tempo. Essa característica é importante porque o sucesso exige a capacidade de inovar em escala com grande consistência, combinando criatividade e disciplina, para criar organizações que transformem a inovação
em desempenho sustentável de alto nível. E isso só é possível com líderes que não só são bons, mas também sabem escolher bons profissionais para o seu time.

A importância das pessoas certas

Não se engane, os maiores líderes são fanáticos quando se trata de colocar as pessoas certas no barco, e nas posições certas. Existe uma máxima que diz que uma equipe de montanhismo é tão forte quanto o seu membro mais fraco.

Ter as pessoas certas é o pilar estratégico número um para alcançar os seus objetivos e prosperar ao longo do tempo em mercados cada vez mais competitivos.

Esses profissionais não focam as suas energias em prever o futuro. Eles sabem que tentar ser preciso em suas previsões é como estar errado com precisão infinita. Se não se pode prever o que vai acontecer é preciso ter no barco pessoas que possam responder e se adaptar com sucesso a quaisquer situações e imprevistos que venham a ocorrer.

As atitudes que eles tomam antes de a tempestade começar são o melhor parâmetro para determinar como será o seu desempenho quando ela efetivamente desabar. Aqueles que deixam de planejar e de se preparar com antecedência para a instabilidade e o caos tendem a sofrer mais quando seus ambientes mudam da estabilidade para turbulência.

Vencer ou fracassar, resistir ou falir, são resultados que dependem muito mais daquilo que a empresa faz e não do que o mundo faz com ela.

Como os valores e propósitos dos líderes impactam o sucesso das empresas para investir

Lembre-se, ao identificar uma potencial empresa para investir, foque os seus esforços em conhecer a liderança na gestão da empresa. Um líder exerce a liderança com uma combinação paradoxal de humildade pessoal e determinação profissional.

Os maiores líderes consideram os seus valores tão importantes quanto a vitória, os seus propósitos tão importantes quanto o lucro, e ser útil tão importante quanto atingir o sucesso.

Espero que a reflexão de hoje possa te ajudar a ser um investidor melhor.

Aproveite para conferir por que a renda fixa não é fixa clicando aqui! Confira também o meu canal no YouTube onde compartilho conhecimentos de finanças e investimentos!

O que você achou do conteúdo de hoje? Foi útil para te ajudar a como identificar empresas resilientes em tempos de crise? Comente aqui abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here