Uma ação por definição é a menor fração do capital de uma empresa. Se uma empresa tem 100 ações e você comprar apenas uma, você será sócio na exata proporção de 1%, e se comprar 10, 10%…
Veja o investimento em ações como você se tornando sócio de um negócio, não de um pedaço de papel. A maioria das pessoas veem o investimento na bolsa de valores de forma errada, de uma forma especulativa, acreditam que basta comprar na baixa e vender na alta que ganharão dinheiro, e daí utilizam as mais variadas estratégias vendidas por aí, para tentar implementar essa visão. Compram uma ação sem saber o seu valor.
Pensando nisso, no post de hoje explico conceitos essenciais para que você aprenda a investir na bolsa de valores:
-
A importância da avaliação das empresas
Para investir corretamente em ações pense sempre de forma simples, guardada as proporções, é o mesmo critério que você deveria ter ao se tornar sócio do seu cunhado numa padaria, você vai, mesmo que intuitivamente, fazer umas contas de cabeça. Então vamos usar este exemplo da padaria: imagine que o seu cunhado já tenha uma padaria e te chamou para abrir uma nova unidade em outro bairro. Para isso, ele propõe a você que invista 100 mil reais por 50% desta nova padaria.
Você investiria sem fazer nenhuma conta? Sem saber o valor dela? Não… não é mesmo Então mesmo sem saber nada de finanças, qual conta você faria? A que todos fazem, qualquer empreendedor, mesmo sem qualquer formação teórica, faz contas.
-
Projeção de lucros e despesas
O que todos nós buscamos, para o dinheiro que temos disponível, é retorno. Quanto eu vou desembolsar e quanto vai me retornar… Contas simples… vamos lá… Você senta com seu cunhado e conversa sobre os planos dele, ele te fala sobre o potencial deste novo bairro, a renda média dos seus moradores, uma eventual avenida que passa próxima e que vai gerar fluxo de clientes na loja, a quantidade ou não de padarias concorrentes que existem nas proximidades, a qualidade dessas padarias e etc… Aquela análise que todo empreendedor e comerciante faz intuitivamente.
Com esses dados ele faz uma projeção da receita da padaria, quanto conseguirá vender todo mês e assim qual será a receita anual, depois te conta sobre as despesas para tocar essa padaria, aluguel, água, luz, telefone, funcionários, enfim, as despesas operacionais… e finalmente, o volume de investimentos que vai precisar, a reforma do imóvel que vai alugar, o forno dos pães, o balcão de frios, a máquina de cortar presunto, os móveis, etc… e também não se esquece do investimento em capital de giro, aquele volume de dinheiro necessário para cobrir o investimento nos estoques até a efetiva venda dos produtos…
Pronto, te mostra a conta dos investimentos necessários com o valor de 200 mil reais e reafirma o convite para que você invista metade, 100 mil reais por 50% dessa nova padaria.
-
Calculando o retorno do investimento
Agora qual conta você faria? Você, com essas informações, projeta qual seria o lucro anual que você teria direito por 50% do negócio. Dá uma ajustada nas projeções que ele fez da receita, pois acredita que ele foi muito otimista, dá aquela ajustada nas despesas que ele te mostrou, e pronto, tem uma ideia do lucro…
Digamos que você chegou a conclusão que a padaria vai dar 30 mil de lucro líquido no final do ano, logo você terá direito a 50% disso, 15 mil reais.
Fazendo as contas, se você investiu 100 mil e terá direito a 15 mil desse lucro, seu retorno será de 15%… você faz ou não esse investimento??
Depende… Mas depende de quê?
-
Compreendendo o risco e o custo de capital
Do risco… será que 15% de retorno é um bom retorno para o risco de ser sócio do seu cunhado na padaria??
Como eu disse anteriormente, investir em ações nada mais é do que ser sócio de empresas, temos que ter isso em mente, você não está comprando um pedaço de papel, você está comprando a sociedade em um negócio que produz e gera lucro.
Então, como avaliar se o investimento em ações é um bom investimento? Avaliando a empresa. É exatamente o que vimos no exemplo, e a teoria financeira não foge a essa intuição…
E como eu posso saber se comprar determinada ação é um bom investimento? Você tem que saber o valor dela e de preferência comprar por um preço abaixo.
Aqui, um primeiro conceito que quero que vocês gravem e não se esqueçam jamais… O valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar caixa no futuro… mas por que no futuro? Por que o passado não lhe pertence… Você só terá direito aos lucros da empresa a partir do dia que você comprar a ação. Até aquele momento os lucros da empresa eram direito dos acionistas até então…
Lembra da proposta do seu cunhado? Então, até o dia que você decidir ser sócio dele os lucros ainda serão somente dele…
Então este é o conceito, o valor de ser sócio de uma empresa está na capacidade dessa empresa gerar lucro no futuro, da qual você terá direito proporcionalmente a sua participação na sociedade.
-
Ações como oportunidades de compra
E como eu calculo o valor da ação? Fazendo as projeções do lucro da empresa, assim como no exemplo da padaria… Lembra do depende? Se os 15% de retorno da padaria é ou não um bom retorno? Isso depende do risco e é isso que a teoria nos ajuda a calcular…
A fórmula é simples: o valor da empresa são os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo risco. Seria pegar aqueles 30 mil da padaria e projetá-los ano a ano, depois trazer a valor presente pelo risco da padaria.
Vou explicar:
O valor da empresa é igual aos fluxos de caixa futuros, trazidos a valor presente por 1 + a taxa elevado ao tempo. Essa taxa é o risco da empresa, representada pelo seu custo de capital, o tempo é tempo desse caixa, no exemplo da padaria os 30 mil é o fluxo de caixa 1, daí você projeta o caixa da padaria no ano 2 e eleva o denominador da fórmula a 2, e assim por diante…
Aqui é importante para nós saber que esse risco, expresso pelo custo de capital das empresas, é afetado diretamente pela taxa de juros da economia, assim como o risco dos títulos do tesouro nacional, apenas com variações na fórmula…
Ações são mais sensíveis aos eventos e ciclos econômicos, porque todas as variáveis da fórmula de precificação do valor de uma empresa são afetadas pelo ambiente econômico, e é isso que precisamos saber para saber os impactos que elas sofrem…
O valor da empresa depende de quanto caixa ela vai gerar, de quando ela vai gerar esse caixa, e do risco, ou custo, associado a essa geração de caixa… Ou seja, se as expectativas da economia mudam, isso vai afetar todas as variáveis, vai afetar quanto a empresa vai gerar de lucro, vai afetar quando a empresa vai gerar esse lucro e vai afetar o custo de capital que a empresa terá para gerar esse lucro, logo vai afetar o valor da empresa talvez de uma forma muito acentuada, a depender dos eventos.
Nesse momento você pode estar pensando que investir em ações é muito complicado. Na realidade a complicação está naqueles investidores que agem como falei anteriormente, tentando descobrir os fundos e topos do mercado, fazendo operações de curto prazo e comprando ações sem saber o seu valor, ou não se importando com isso.
Os riscos do mercado de ações, se pudéssemos resumir, seriam dois: o prazo e a empresa. O prazo é o risco de mercado, ou sistemático, aquele sobre o qual não temos controle, enquanto o risco da empresa é o risco específico, ou não sistemático. Quanto menor o prazo, mais expostos estamos à volatilidade do mercado, e aos impactos dos eventos políticos e econômicos sobre o preço das ações.
- Investimento seguro e consistente
Investimento seguro e consistente vem por meio de um criterioso processo de análise dos aspectos econômicos e financeiros de uma empresa, bem como por sua capacidade de gerar retornos superiores à média do mercado.
A grande vantagem do mercado de ações é nos dar a oportunidade, em vários momentos, de sermos proprietários de empresas com reconhecido sucesso e lucratividade, e a preços de barganha. Isto só é possível porque o mercado frequentemente erra na sua avaliação.
Mas, se você for perspicaz, pode tirar vantagem desses erros. São nesses momentos que encontramos empresas de reconhecido valor com os preços de suas ações em baixa. Se os fundamentos da empresa garantirem que ela enfrentará bem uma crise por sua forte posição financeira e sua reconhecida competitividade de longo prazo, então poderemos aproveitar os momentos que os mercados tratam todos de forma igual e com extremo pessimismo para nos tornar sócios dessas empresas a preços de barganha.
Gostou do post? Tem um vídeo no meu Canal do YouTube onde explico detalhadamente como é feito o cálculo do valor de uma ação e outros em que irão te ajudar a investir corretamente na bolsa de valores. O link está aqui e no curso entramos com mais profundidade nesta matemática, de forma simples e didática…