Neste artigo, abordarei os 3 erros básicos cometidos por todo investidor iniciante. Ao compreender e evitar esses equívocos, você estará mais preparado para tomar decisões informadas e alcançar melhores resultados em seus investimentos.

  • O primeiro grande erro:

A maioria das pessoas que realizam investimentos simplesmente não sabe o que está comprando. As pessoas compram ativos financeiros como títulos da dívida pública e ações sem saber como exatamente funciona este ativo.

Quando ele investe no chamado tesouro direto ou em fundos de hedge, por exemplo, não sabe que está emprestando dinheiro ao governo. Como disse anteriormente, são títulos da dívida pública, ou seja, foram emitidos para cobrir o chamado déficit orçamentário. O governo gastou mais do que arrecadou e para cobrir este rombo emite títulos da dívida e vende no mercado. Quando você compra diretamente pelo tesouro direto, está emprestando dinheiro ao estado.

Os fundos DI, por regulamento, devem ter 95% do seu patrimônio líquido investido em papéis de baixíssimo risco e, por questões de liquidez, os gestores desses fundos investem nos chamados ativos livres de risco, que são os títulos do tesouro. Então, quando você, lá pelo seu banco, investe nesse tipo de fundo, está emprestando dinheiro o governo.

Também quando compra uma ação, as pessoas acreditam que aquele dinheiro foi para o caixa da empresa e de alguma forma ela está injetando dinheiro e ajudando a empresa.
No entanto, o dinheiro vai para a empresa somente no chamado mercado primário, num IPO, por exemplo.

Portanto, quando você compra uma ação na bolsa de valores, que é o mercado secundário, a ação só está trocando de mãos de um investidor para o outro. O investidor também acredita que a cotação da ação vai subir sem saber exatamente o porquê.

  • O segundo erro mais comum:

Daí vem o segundo erro mais comum que é não saber o que afeta o preço do ativo que ele carrega na sua carteira de investimentos.

Veja bem, o título do tesouro mais fácil de ser entendido e por isso é o que os investidores iniciantes mas compram são as LTNs, letras do tesouro nacional, chamado tesouro pré-fixado. Simples, porque você paga um preço hoje e se levar até o vencimento receberá por ele mil reais.

Por que esse levar até o vencimento? Porque ao longo desse tempo ele será afetado pela oscilação da taxa de juros e, como é marcada a mercado, terá o seu preço afetado por essa oscilação.

A maioria tem a percepção que se a taxa de juros cair, o seu título também vai se desvalorizar, quando o que ocorre é justamente o inverso. Na fórmula de precificação deste título, a taxa de juros está no denominador, então o valor presente deste título, ou seja, o seu preço, vai subir para refletir esta nova variação da taxa de juros.

Ao comprar uma ação, o investidor também, na sua maioria, compra por alguma recomendação, seja de amigos, de corretoras, análise de mercado, enfim, alguma dica.
Quando muito, sabe de algumas variáveis que se alteradas irá afetar o preço da ação, mas não sabe exatamente qual parte da operação da empresa está exposta às mais diversas variáveis, sejam econômicas setoriais ou da própria empresa.

  • O terceiro erro:

O terceiro erro mais comum e talvez o mais perigoso é acreditar nas chamadas fórmulas mágicas.

É característica de todo ser humano arrumar atalhos para resolver os problemas e encontrar soluções e não seria diferente termos essa atitude também para querer ganhar dinheiro. Diria literalmente então que errar nesse quesito é mais do que humano.

Veja bem, eu também gosto de atalhos e são muito úteis em várias situações. Por exemplo, eu vejo muitos vídeos no Youtube mais para as coisas do dia a dia. Semana passada, o portão eletrônico aqui de casa abriu e não fechou. Já era noite e eu não conseguiria nenhum técnico para arrumá-lo. Como eu gosto dessas coisas arrumar defeitos de tudo em casa, sou meio metido a professor Pardal, simplesmente pesquisei no Youtube e tinha lá um cara arrumando o mesmo defeito. Tinha também o vídeo do fabricante ensinando a desmontar e remontar a fechadura.

Tinha muitos outros vídeos. Assisti ao do fabricante, pouco mais de quatro minutos, desmontei a fechadura e arrumei. Agora, quando estamos falando de investimentos, é muito sério. Não é em um vídeo ou em vários de alguns minutos que vamos descobrir como ficar rico em pouco tempo, ou qual ação comprar, ou assinar uma newsletter qualquer que vai ter lá uma fórmula mágica para ganhar 1000% em poucos meses.

Já vi de tudo por aqui ao longo da minha vida desde quando nem existia o Youtube.
Como dobrar seu capital todo mês? Dobrar o capital todo mês significa investir 100 reais hoje e após 12 meses transformá-los em 409 mil reais. Sinto informá-los, mas isso não existe.

Acho que as pessoas querem acreditar de alguma forma que isso é possível e que será ela a contemplada com a sorte. O que mais se vê por aqui na internet são estratégias agressivas de venda tentando fazer as pessoas acreditarem nisso. Pessoas ensinando como ganhou o primeiro milhão, como comprar a ação de ouro, o que eu faço nos meus investimentos, etc.

Tenha uma coisa em mente, cada um é responsável por si. Essas empresas que vendem conselhos, análises, newsletter, estão no papel delas, são vendedores, e vendedores utilizam a maneira mais persuasiva que encontrarem para vender. Elas estão certas. Quem está do outro lado, no papel do comprador, que deve ter discernimento e disciplina para fazer as reflexões mais racionais para tomar uma decisão acertada. Colocar a culpa nos outros depois não adianta.

  • Seja responsável pelas suas próprias decisões:

Sejamos responsáveis pelas nossas próprias decisões. Adquira uma informação e conhecimento de qualidade. Tenha sua própria base teórica e prática para formar a sua intuição e aí sim avaliar as informações e conselhos de terceiros e selecionar as que você acredita ser a mais próxima da realidade.

Tenha em mente que não existe a fórmula mágica. Se alguém tem, não vai te vender, ela mesma vai usar e ficar bilionária, e se fosse fácil e acessível não existiria pobre no mundo.

O que você achou da reflexão deste post? Você pode conferir mais conteúdos sobre finanças e investimentos no meu canal no YouTube!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here